Quanto custa fazer um vídeo?
Muitos dos que acompanham a ZUGA-Agência Digital nas redes sociais faz sempre a mesma pergunta: quanto custa fazer um vídeo para divulgar meu negócio?
O vídeo é o segundo maior buscador de informações que nós temos atualmente. Em geral, as pessoas preferem esta ferramenta para tirar qualquer eventual dúvida a terem que buscar por uma leitura de textos longos. Sendo assim, é uma ferramenta importantíssima para a divulgação da sua empresa. Tanto é que pesquisas indicam que o Consumo de vídeo online cresceu 165% no Brasil nos últimos 5 anos.
Então, a resposta para esta pergunta é “depende”.
Para cada vídeo, é necessário um esforço diferente. E é cobrado a complexidade derivada deste esforço que é usado para avaliar a precificação de um vídeo. E, convenhamos, com o aumento da complexidade do vídeo, o nível de produção e qualidade da obra também aumenta.
Existem formatos diferentes para vídeo, entre eles estão:
– Animação 2D: 2D significa bidimensional, em uma animação 2D as imagens não tem profundidade, movendo-se apenas em vertical e horizontal. Como neste exemplo aqui.
– Animação 3D: 3D significa tridimensional, estas possuem profundidade, movendo-se para a vertical, horizontal e para frente e para trás. A 3D é muito mais complexa que a animação 2D, possuindo valores diferentes para a sua confecção, já que na 3D incluem formas bem definidas, sombras e até texturas.
– Vídeo institucional: é uma peça de comunicação que tem como principal objetivo divulgar sua empresa ou negócio. É essencial para a apresentação da sua empresa para o mercado. O vídeo institucional pode ser feito de diversas formas e os valores podem variar bastante dependendo da forma com que optarem. Um bom exemplo de vídeo institucional é este aqui que a Lalucci Filmes produziu para seu cliente.
As principais perguntas para a realização de um vídeo são: são imagens já gravadas pelo cliente? Já possui um roteiro audiovisual escrito ou nós é quem vamos escrever? A gravação será feita pela agência? Terão atores contratados? No vídeo haverá animações? O conceito será elaborado a partir da ideia do cliente ou da agência? Qual a duração da peça sugerida? E qual seu objetivo?
Todas estas variantes influenciam a precificação do seu vídeo. E quanto mais elaborado o roteiro e a produção para o seu vídeo, mas enriquecedor ele será. E atrairá mais clientes e parceiros interessados no seu negócio. Afinal de contas: vídeos são resultados.
Acrescentando:
_ Ter uma câmera digital não o torna um diretor / produtor.
_ Saber mexer em um software de edição não o torna um bom editor /montador.
_ Saber mexer em um software de 3d não o torna um bom modelador / iluminador / shader / animador.
Serviços em vídeo oferecidos pela ZUGA:
Infoproduto: oferecemos produção vídeo aula e cursos. O custo depende da forma com que o vídeo será trabalhado.
Vinhetas: é o filme ou som que identifique sua emVpresa ou produto e é utilizado para diversos fins. Apesar da vinheta ser um vídeo de curta duração, a forma e efeitos sugeridos encarecem o produto.
Vídeo de vendas: filme com o intuito de vender. É um comercial? Onde ele será veiculado? Qual o tamanho do vídeo? Terá transição? Será feito através de motion? O universo deste tipo de vídeo é amplo e o preço dependerá do gosto do cliente.
Call to action vídeo: este tipo de vídeo chama o consumidor para a ação. Normalmente são vídeos pequenos e diretos que direcionam o cliente para onde a empresa quer que ele vá.
Gifs: são pequenas animações. Complexas ou não, que conferem humor e beleza as suas páginas na internet.
E então quais entre estes exemplos poderiam ser o de mais baixo investimento?
Normalmente, os slides são mais baratos que os vídeos em formato mp4, pois são feitos através de imagens e estes conferem menos trabalho por parte do executor. É a grande aposta do vídeo marketing, já que, mesmo com fácil execução, eles alcançam grande público na maior rede social do mundo. E muito mais que imagens. O Facebook está prestes a ultrapassar o YouTube em número de views.
Vídeos são histórias. E outra questão que pode encarecer ou não seu vídeo é a execução do StoryBoard, recurso extremamente necessário para gerar empatia no seu consumidor. Construir uma história relevante através do vídeo aproxima o público do enunciador.
O vídeo precisa falar com o público para o qual é destinado, ele precisa mostrar que você é único e ele precisa deve ser inovador. E só profissionais especializados dominam esta técnica.
Como podemos ver, existem variantes para a precificação de uma peça audiovisual e essas determinantes que irão influenciar no valor do seu vídeo.
Mas, relaxa, com a ZUGA essa não é uma dor de cabeça. Nossa empresa oferece preços especiais para você que possui um negócio local, que é um profissional liberal ou que acabou de abrir seu negócio e está precisando gastar pouco com uma comunicação eficaz e de qualidade.
Um vídeo pode durar anos e o retorno do investimento pode vir prontamente, com novos clientes e novos investidores que confiam no seu negócio.
Caso tenha alguma sugestão de conteúdo ou interesse de conversar um pouco mais sobre determinado assunto, deixe seu comentário aqui. Eu ficarei extremamente agradecido pelas sugestões e feliz em respondê-lo.
Nosso muito obrigado pelo interesse em nosso canal.
Aguarde nosso próximo post.
Até lá!
P.S. Como tudo o que é bom deve ser compartilhado com os amigos, que tal compartilhar este link com os seus?