Se eu fizer uma pesquisa no Google eu encontro o seu negócio? Devo usar o nome do estabelecimento ou a categoria de serviços?
Quem se lembra da antiga lista telefônica? Se este artigo não for da sua época, provavelmente foi da época de seus pais. Embora seja um artigo raro de se encontrar hoje em dia, ela já foi bastante útil algumas décadas atrás. Lá tinha todos os telefones e marcas dos comércios da cidade, mapas, telefones de emergência, linhas de ônibus, tudo! Por lá você literalmente conhecia a cidade. ‘O que quer que você procure, está lá’, dizia anúncio da lista telefônica Páginas Amarelas.
E como era grande e pesada! É, mas este tempo passou e ela já não é mais a forma principal de procurarmos endereços e telefones de serviços e pessoas. Agora quem reina absoluto é o GOOGLE!
Se quisermos encontrar algum estabelecimento ou algum serviço basta estarmos conectados a Internet e acessar o site do GOOGLE, escrever palavras-chaves na barrinha de pesquisa. Isto pode ser feito através de um celular, tablete ou computador. O resultado surgirá em segundos! Tudo rápido e fácil.
Todas estas informações, tudo aquilo que buscamos, tudo isso e muito mais na palma da sua mão. Todos os números, todos os comércios, todos os mapas do mundo, todas as linhas de ônibus. Olha o tamanho dessa imensidão de coisas que cabe em algo tão pequenininho e tão fino quanto a tela de um celular, tablete ou computador.
A criação do site de busca Google mudou a história da internet! No Brasil, nove em cada dez buscas são feitas pelo site. E, especificamente, a cidade de Jales, está cada vez mais realizando buscas por serviços e estabelecimentos. É o que comprova o GOOGLE TRENDS, uma ferramenta que quando consultada, nos informa dados em tempo real sobre o que as pessoas estão buscando nas pesquisas do Google.
Mas, infelizmente, alguns profissionais autônomos e empresários da cidade ou da região ainda não se deram conta que estão perdendo oportunidades de negócios por não se importarem com sua presença digital. Ainda não aparecem nos resultados de pesquisa do Google e ainda vivem no tempo onde negócios sobreviviam apenas por indicação ou aguardavam estáticos que algum cliente que estivesse passando na frente do seu estabelecimento resolvesse entrar.
Hoje tudo mudou. O seu cliente, dificilmente terá como primeira opção, rodar a cidade ( e gastar a gasolina) buscando por um determinado estabelecimento. Ele irá fazer, em primeiro lugar, uma pesquisa no Google. Com o smarthone em mão e conectado a Internet, após encontrar o que buscou, ele terá a opção de ligar imediatamente sem necessidade de discagem ou ser orientado pelo Google para qual rota seguir.
E a nossa pergunta é: ele irá te encontrar?
A Agência ZUGA fez este teste de busca por negócios locais e o resultado foi, em sua maioria, nada satisfatório. Basicamente:
1-ENCONTRAMOS POUCOS ESTABELECIMENTOS, QUASE NENHUM PRESTADOR DE SERVIÇO OU PROFISSIONAL AUTÔNOMO.
*Sabemos que muitos estabelecimentos conhecidos não estavam entre os resultados. A cidade é relativamente pequena, é fácil se dar conta de que um determinado estabelecimento que deveria aparecer, não apareceu.
2-QUANDO ENCONTRAMOS, FOMOS DIRECIONADO PARA O FACEBOOK.
Aqui, uma ressalva: não é de todo mal direcionar as pesquisas para a sua página no Facebook. Mas, não é o mais indicado.
Se você está presente apenas nas Redes Sociais como o Facebook ou Instagram, por exemplo, e as pesquisas no Google te levam para lá, você está promovendo mais a empresa Facebook do que seu nome na Internet. O indicado é você, se possível ter um site com um domínio só para o seu negócio ou se pensar que este investimento é muito alto para o seu bolso, saiba que existem outras opções.
Muitos empresários da cidade que se destacaram antes do surgimento da Internet talvez ainda se mantenham irredutíveis e não querem “aparecer na Internet”. Sua justificativa é que nunca precisaram disto para chegarem onde estão. Mas, este pensamento só ajuda a concorrência. Aparecer nos resultados das pesquisas do Google não permite apenas aumentar as oportunidades de vendas, mas é , também, ter uma versão do endereço físico para o online, é permitir que os seus clientes leiam informações, é fazer com que eles encontrem a sede de sua empresa mais facilmente.
A ZUGA tem uma proposta para você aparecer nos resultados do Google e que caberá no seu bolso. Fale conosco pelo Whats App (17) 996834937.